A adenomiose é uma condição ginecológica caracterizada pelo crescimento anormal do tecido que reveste a camada interna do útero (endométrio) dentro das camadas musculares do órgão (miométrio).
Esse quadro pode causar sintomas como:
- Dor pélvica intensa durante o período menstrual;
- Sangramento excessivo;
Nesse sentido, obter um diagnóstico da adenomiose é fundamental para iniciar rapidamente o tratamento e melhorar a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.
Assim, quando o ginecologista está investigando as possíveis causas das queixas ginecológicas – principalmente a dor pélvica intensa e o sangramento excessivo –, alguns exames de imagem podem ser solicitados para descartar ou confirmar hipóteses diagnósticas.
Um deles é a ultrassonografia transvaginal (USTV), capaz de fornecer imagens dinâmicas de alta resolução do útero, permitindo a identificação de espessamentos anormais e a presença de lesões nas camadas uterinas da mulher.
Já nos casos mais específicos ou avançados de adenomiose, pode-se solicitar uma ressonância magnética para obter imagens detalhadas das camadas uterinas, que ajudam a identificar as áreas de infiltração do endométrio na camada muscular.
Portanto, se você não está sofrendo com a adenomiose, mas se familiarizou com os sintomas, consulte um ginecologista para avaliar seu caso e determinar qual é o exame de imagem mais indicado.
A ressonância das mamas pode evitar biópsias desnecessárias? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Afinal, implantes mamários causam câncer? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Como a biópsia de mama é realizada: um guia passo a passo | Dra. Sueli Rodrigues says: