Não é novidade que a cirurgia de implante de prótese de mama é o sonho de muitas mulheres.
Porém, é importante que as pacientes saibam que um dos fatores de sucesso do procedimento é o seguimento pós-operatório, que inclui a realização seriada de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, para verificar a integridade das próteses.
A ultrassonografia é uma técnica que permite visualizar detalhadamente o implante e a área circundante, além de identificar possíveis complicações, como vazamentos ou rupturas. Além disso, essa é uma técnica segura, não invasiva e livre de radiação, o que a torna ideal para esse tipo de avaliação.
Da mesma forma, a ressonância magnética tem sido bastante utilizada no seguimento pós-operatório da prótese de mama, pois permite detectar pequenos vazamentos e rupturas, além de também ser um exame livre de radiação ionizante.
Assim, a escolha pelo melhor método de imagem dependerá das circunstâncias individuais de cada paciente e das recomendações do cirurgião durante a avaliação pós-operatória. O que não se tem dúvida, porém, é que esse acompanhamento é fundamental para garantir que as próteses de mama estejam em perfeitas condições e que a paciente possa desfrutar dos resultados desejados com total segurança e tranquilidade.
A ressonância das mamas pode evitar biópsias desnecessárias? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Afinal, implantes mamários causam câncer? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Como a biópsia de mama é realizada: um guia passo a passo | Dra. Sueli Rodrigues says: