Os cistos de mama são lesões comuns nas mamas de muitas mulheres, porém, embora sejam benignos, costumam assustar as pacientes ao serem identificadas na mamografia. Assim, a realização de um ultrassom de mamas é essencial para diagnosticar cistos mamários benignos e tranquilizar a paciente.
Afinal, as imagens obtidas pelo exame permite visualizar detalhadamente a lesão cística, de tal forma que o ultrassonografista consegue identificar as características típicas dos cistos de mama benigno, como a presença de líquido em seu interior, e afastar características suspeitas, como irregularidades nas bordas ou áreas sólidas.
Além disso, uma importante vantagem do ultrassom no diagnóstico de cistos mamários é que é uma técnica não invasiva, indolor e livre de radiação, bem como é altamente sensível para detectar os cistos mesmo em mamas densas. Ou seja, o ultrassom pode ser usado para confirmar a natureza benigna da lesão, evitando-se procedimentos invasivos desnecessários.
Por fim, pacientes que sentem dor ou desconforto devido ao cisto de mama podem se beneficiar de uma aspiração do líquido que se encontra em seu interior, situação em que o ultrassom pode ser de grande ajuda para guiar o procedimento.
Ou seja, o ultrassom mamário desempenha um papel fundamental na avaliação dessas lesões, permitindo um diagnóstico preciso e, quando apropriado, a realização de procedimentos terapêuticos minimamente invasivos.
A ressonância das mamas pode evitar biópsias desnecessárias? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Afinal, implantes mamários causam câncer? | Dra. Sueli Rodrigues says:
Como a biópsia de mama é realizada: um guia passo a passo | Dra. Sueli Rodrigues says: