A biópsia de mama é o procedimento que permite confirmar ou afastar o diagnóstico de câncer de mama após exames de imagem alterados. Por isso, sempre que houver suspeita de malignidade em alguma lesão do tecido mamário, o procedimento deve ser feito.

O que é uma biópsia de mama?

A biópsia de mama consiste na retirada de uma pequena amostra de tecido mamário para ser analisada laboratorialmente em um microscópio.  Dessa forma, é possível determinar se as células obtidas são de fato cancerosas e estabelecer um diagnóstico definitivo de câncer ou não.

Tipos de biópsia

A coleta de material para biópsia de mama pode ser feita de diferentes formas, sendo que cada uma tem sua indicação específica.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Para fazer a PAAF é preciso inserir uma agulha fina no local da lesão suspeita e aspirar uma amostra de tecido. Esse tipo  é menos preciso do que os outros, mas pode ser  útil para avaliar cistos..

Core Biopsy

Conhecido também como biópsia por agulha grossa, esse procedimento envolve o uso de uma agulha de maior calibre para retirar fragmentos maioresde  tecido.

Biópsia a Vácuo

Essa técnica utiliza um dispositivo de sucção para retirar amostras maiores que na Core, podendo inclusive remover  nódulos inteiros em alguns casos.

Biópsia Cirúrgica

Já a biópsia cirúrgica é um procedimento mais invasivo em que parte ou todo o nódulo são removidos por pequena cirurgia, devendo ser realizada quando outras biópsias não fornecem resultados conclusivos.

Preparação para a biópsia de mama

É importante fazer uma preparação adequada para a biópsia de mama para garantir o máximo de segurança e eficiência durante o procedimento. Assim, o próprio médico fornecerá as orientações, mas no geral incluem:

  • Jejum a depender do tipo de anestesia;
  • Possível suspensão de medicamentos de uso contínuo;
  • Uso de roupas confortáveis e fáceis de vestir;
  • Vestir sutiã ou top de ginástica firme.
  • Levar um acompanhante.

Passo a passo da biópsia de mama

  1. Ao chegar à clínica ou hospital, a paciente é encaminhada para a sala de exame, onde receberá instruções sobre o procedimento;
  2. Já na sala, a paciente é posicionada de acordo com a área a ser biopsiada e recebe uma anestesia local para minimizar qualquer desconforto durante o procedimento;
  3. Para garantir a precisão do procedimento, o médico pode utilizar métodos de imagem (ultrassom, mamografia ou ressonância magnética) para guiar a inserção da agulha até o local exato a ser biopsiado;
  4. O material do procedimento é extraído;
  5. As amostras de tecido são cuidadosamente preparadas e enviadas para análise laboratorial;
  6. Após a coleta das amostras, são feitos curativos sobre o local da biópsia e passadas orientações à paciente quanto aos cuidados imediatos.

O que esperar após a biópsia de mama

Logo após o procedimento, é importante repousar e evitar atividades intensas por 24 horas. Já com relação aos sintomas, é comum a paciente sentir um pouco de dor ou desconforto no local da biópsia. Pode ocorrer hematomas ou inchaço local – que podem melhorar com compressas geladas.

Por fim, é hora de checar o resultado da biópsia de mama, o que pode levar dias a semanas para ficar pronto. Durante a consulta, o médico informará os resultados, explicando seu significado, e, se necessário, planejar os próximos passos junto da paciente.

Embora possa gerar ansiedade, a biópsia é fundamental para o diagnóstico preciso do câncer de mama. Por isso seguir as orientações médicas e realizar exames de rotina ajudam a detectar precocemente a doença e iniciar um tratamento eficaz.

Entre em contato e tire suas dúvidas sobre a biópsia de mama!

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.