A ressonância magnética é um exame de imagem avançado utilizado para diagnosticar e acompanhar uma série de condições mamárias. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é preciso ter um preparo para ressonância da mama. Vale ressaltar, que uma das primeiras coisas que a mulher deve buscar se informar é sobre a indicação do exame, ou seja, por qual motivo a ressonância está sendo solicitada e o que o médico espera encontrar.

O que é a Ressonância da Mama?

A ressonância da mama é um exame que utiliza um campo magnético potente e ondas de rádio para criar imagens detalhadas das mamas de forma não invasiva e indolor. 

Quando fazer a Ressonância de Mama?

Embora não seja o exame indicado para o rastreamento de câncer de mama, a ressonância tem se mostrado útil para a detecção da doença em pacientes de alto risco, que são aquelas com:

  • Pelo menos um familiar de primeiro grau com mutação BRCA1 ou BRCA2;
  • Risco calculado em mais de 20%;
  • História familiar de Síndrome de Li-Fraumeni;
  • História de ter recebido radiação no tórax entre os 10 e 30 anos.

Além disso, a ressonância magnética pode ser solicitada quando outros exames indicaram alterações nas mamas, mas cujos resultados foram inconclusivos. Outras indicações são:

  • Avaliação de recidiva tumoral;
  • Estadiamento do câncer;
  • Planejamento cirúrgico;
  • Suspeita de alterações em prótese mamária.

Como é feita a ressonância da mama?

Durante o exame, a paciente é colocada em uma mesa que desliza para dentro de um equipamento tubular, o qual vai captar as imagens e transferi-las a um computador. Ou seja, é importante que a paciente permaneça imóvel durante todo o procedimento para garantir imagens de qualidade e não gerar resultados falsos ou precisar repetir a ressonância magnética. 

Além disso, geralmente é necessário utilizar um contraste intravenoso para melhorar a visualização de certas áreas das mamas. Nesses casos, a paciente deve ter um acesso venoso por onde o contraste será injetado na hora do procedimento.

Preparo para Ressonância da Mama

O preparo para ressonância da mama é importante para garantir que o procedimento seja realizado de forma eficiente, que as imagens obtidas sejam de alta qualidade e para evitar complicações à mulher.

Assim, dentre as principais orientações de preparo para ressonância da mama estão:

Alimentação

Em geral, no preparo para ressonância de mama não é necessário jejum antes do exame, a menos que seja especificamente instruído pelo seu médico ou pelo centro de imagem. No entanto, é importante informar ao profissional de saúde sobre quaisquer alergias e medicamentos em uso, especialmente se o exame for realizado com contraste intravenoso.

Objetos pessoais e dispositivos médicos

Para realizar a ressonância magnética é preciso deixar quaisquer objetos metálicos em casa, como joias, relógios e dispositivos eletrônicos. Além disso, antes de agendar o exame é necessário informar se faz uso de qualquer dispositivo médico, como próteses ou marcapasso, pois podem ser contraindicações ao exame. Ou seja, qualquer objeto que contenha metal deve ser evitado e informado ao operador.

Manter-se confortável e relaxado

O preparo para exames de imagem, como a Ressonância Magnética, inclui permanecer relaxado e calmo para evitar movimentos que possam prejudicar a qualidade das imagens. Portanto, a mulher deve estar ciente que o exame pode demorar até 40 minutos e, caso tenha ansiedade ou pânico de lugares fechados, deve informar previamente a equipe médica para obter suporte durante a ressonância magnética da mama.

Seguir estas orientações de preparo pode ajudar a garantir uma experiência tranquila e um bom resultado durante a ressonância da mama. Porém, é preciso lembrar de alinhar previamente com seu médico todos os detalhes do exame, informando:

  • Joias, piercings e dispositivos médicos em uso;
  • Medicamentos de uso contínuo;
  • Reações alérgicas prévias;
  • Medos e ansiedades.

Saiba mais sobre este e outros exames

Quer saber mais sobre este e outros exames? Visite o site da Dra. Sueli Rodrigues e confira todas as dicas e orientações para garantir exames tranquilos e resultados precisos. Clique aqui e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.