A perimenopausa é marcada pela transição da fase reprodutiva feminina para a menopausa, ou seja, é quando a fase ovulatória começa a ser interrompida e as menstruações vão se tornando escassas até cessarem. Assim, por ser um período de muitas mudanças é preciso estar atenta aos mais variados sintomas e realizar os exames de rotina para mulheres que enfrentam a perimenopausa e suas mudanças na qualidade de vida.

Compreendendo a perimenopausa

A perimenopausa corresponde aos anos que antecedem a última menstruação e os doze meses subsequentes, ou seja, só termina quando a mulher completa um ano sem menstruar. Embora não seja possível afirmar com exatidão quando a perimenopausa começa, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) considera que esse período tem uma duração total de aproximadamente 5 anos, sendo que nesse tempo as flutuações hormonais podem causar uma série de sintomas, como:

  • Ondas de calor (fogachos);
  • Alterações do humor;
  • Irregulares menstruais;
  • Diminuição da libido;
  • Insônia;
  • Alteração em pele e cabelo.

Ou seja, são mudanças desafiadoras e que afetam consideravelmente a qualidade de vida. Portanto, os exames de rotina para mulheres na perimenopausa ajudam a monitorar a saúde e identificar possíveis problemas.

Exames de rotina para mulheres na fase da perimenopausa

Para monitorar a saúde durante a perimenopausa, alguns exames de rotina para mulheres costumam ser solicitados pelo médico, incluindo exames de imagem que ajudam a prevenir e detectar problemas precocemente.

  • Mamografia

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a mamografia permite reduzir em aproximadamente 20% a mortalidade pelo Câncer de Mama ao longo da vida da mulher, doença que é mais comumente diagnosticada após os 50 anos. Ou seja, tanto mulheres na perimenopausa quanto na menopausa devem continuar fazendo o rastreio mamográfico conforme orientação médica.

  • USG mamas

Em mulheres com idade mais avançada pode ser necessário complementar o rastreamento do Câncer de Mama com o Ultrassom de Mamas, método de imagem que permite analisar em mais detalhes as estruturas que podem gerar dúvidas diagnósticas, como cistos e tecido fibroso.

  • USG axilas

A Ultrassonografia de Axilas é outro exame complementar à investigação do Câncer de Mama, e deve ser realizada para avaliar os gânglios linfáticos nessa região após o diagnóstico da doença a fim de identificar se há alguma propagação de células cancerígenas.

  • Densitometria óssea 

As diretrizes da Febrasgo recomendam a Densitometria Óssea como um dos exames de rotina para mulheres na perimenopausa e que tenham algum fator de risco para osteoporose, como história familiar, tratamento com corticoide, fraturas prévias e outros.

  • USG abdome total

A Ultrassonografia de Abdome Total é um exame de imagem bastante valioso para avaliar fígado, rins, pâncreas e baço e suas estruturas adjacentes. Assim, a depender das queixas da paciente durante a perimenopausa, o USG pode ser indicado para investigar problemas nessa topografia.

  • USGTV (Ultrassonografia Transvaginal)

Dado que os órgãos pélvicos são mensalmente estimulados pelos hormônios sexuais femininos, é bastante comum que pacientes na perimenopausa sintam cólicas intensas, sangramento anormal e notem crescimento de massas. Nesses casos, a USGTV está indicada como um dos exames de rotina para mulheres, pois permite identificar miomas uterinos e cistos ovarianos, por exemplo.

  • USG de tireoide

Outra indicação para a Ultrassonografia é a busca por alterações na tireoide, como nódulos ou cistos, visto que muitos sintomas da perimenopausa se assemelham aos do hipotireoidismo.

Frequência dos exames

A frequência dos exames de imagem pode variar de acordo com a idade da paciente, seu histórico médico, sintomas e fatores de risco individuais. Portanto, é fundamental que cada mulher converse com seu médico para estabelecer uma periodicidade adequada e baseada também em resultados de exames prévios.

Agende uma consulta com a Dra. Sueli!

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.