A biópsia de mama (core biopsy) é um procedimento médico que faz parte da investigação e do diagnóstico do câncer de mama. 

Ela geralmente é solicitada quando a mamografia ou outro exame de imagem identifica alterações com suspeita de malignidade nas mamas – geralmente classificadas em Bi-Rads 4 ou 5, pois é o procedimento que permite coletar amostras do tecido afetado para confirmar se a lesão é maligna ou não.

Porém, embora a biópsia de mama seja um procedimento de pouco desconforto, rápido e tranquilo, ele costuma gerar ansiedade nas pacientes, além de demandar alguns cuidados para prevenir complicações e garantir uma recuperação tranquila.

O que é uma Core Biópsia

A core biópsia é um procedimento minimamente invasivo, realizado com anestesia local, e consiste em inserir uma agulha especial na área suspeita da mama para coletar pequenos fragmentos de tecido mamário. A coleta é realizada com uso do ultrassom para guiar a agulha através de imagens de imagens em tempo real.

Em seguida, os fragmentos obtidos com a biópsia de mama são enviados para análise patológica para serem examinados ao microscópio por um médico patologista que determinará se há presença de células cancerígenas.

Cuidados imediatos Pós-Biópsia

Após a core biópsia, é comum que a paciente sinta algum desconforto, como dor leve ou inchaço na área da punção. Assim, para lidar com esses sintomas gerais de desconforto, recomenda-se aplicar compressas de gelo envolvidas em um pano fino sobre a área afetada, por cerca de 15 a 20 minutos a cada hora, nas primeiras 24 horas após o procedimento.

Repouso e recuperação

Embora não seja um procedimento grande ou invasivo, é importante manter repouso para que o corpo se recupere adequadamente após a biópsia de mama. Assim, deve-se evitar atividades exaustivas por alguns dias, e é preciso seguir as orientações do médico quanto às atividades físicas permitidas e as que devem ser evitadas. 

Cuidados com o curativo

O curativo feito após a biópsia deve ser mantido limpo e seco por cerca de 24 horas após o procedimento – tempo que pode variar conforme as orientações de cada médico. Porém, é fundamental que, após a retirada do curativo da biópsia da mama, a área seja lavada com água e sabão e a superfície seja mantida seca, sem aplicar pomadas ou fazer novos curativos.

Sinais de complicações

A paciente deve estar atenta aos sinais de alerta que indicam possíveis complicações pós-biópsia, como febre persistente, aumento significativo da dor, sangramento excessivo, inchaço severo ou secreção purulenta na área da punção. Se algum desses sintomas ocorrer, é importante entrar em contato imediatamente com o médico ou procurar atendimento médico de emergência.

Retorno ao médico e acompanhamento

Para garantir uma boa recuperação e evitar complicações após o procedimento, a paciente deve seguir as orientações do médico sobre o retorno para receber os resultados da biópsia e planejar o acompanhamento subsequente. Com base nos resultados, o médico discutirá o plano de tratamento adequado, garantindo uma abordagem especializada para o caso.

Suporte emocional

Passar por uma biópsia de mama costuma ser emocionalmente desafiador para qualquer mulher, e por isso é importante reconhecer e buscar apoio durante esse período, seja por meio de grupos de apoio, terapia ou conversas com amigos e familiares.

Estilo de vida saudável

Por fim, adotar um estilo de vida saudável após uma biópsia de mama é uma forma de promover o bem-estar geral e facilitar a recuperação para o corpo. Isso inclui:

  • Seguir uma alimentação equilibrada;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Encontrar maneiras de reduzir o estresse;
  • Estar atenta aos sinais de adoecimento do próprio corpo.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.