O ultrassom transvaginal (USTV) é um exame ginecológico que permite visualizar os órgãos reprodutivos femininos, mas que gera muitas dúvidas às pacientes. 

Por isso, vamos esclarecer aqui as perguntas mais frequentes sobre esse exame.

  • Posso fazer o USTV durante o período menstrual?

Sim, o exame pode ser realizado em casos de necessidade, por exemplo, quando a paciente tem sangramentos prolongados, ameaça de aborto, ou mesmo por sangramento imprevisto.

  • Posso fazer o USTV grávida?

Sim, o USTV faz parte da avaliação gestacional de rotina, pois fornece informações valiosas sobre a posição do feto, a presença de anomalias e o fluxo sanguíneo uteroplacentário.

  • Qual a diferença entre USTV convencional e com preparo intestinal?

Enquanto o USTV convencional é focado na avaliação dos órgãos reprodutivos, o ultrassom com preparo intestinal inclui a visualização do reto, cólon e bexiga, sendo necessário seguir uma dieta específica e utilizar medicamentos para esvaziar o intestino antes do exame.

  • Dói para fazer o USTV?

O ultrassom transvaginal é um exame indolor, mas que pode causar um leve desconforto à mulher devido à pressão realizada pela sonda no canal vaginal. Assim, qualquer sinal de dor ou incômodo extremo deve ser prontamente comunicado ao profissional que está realizando o exame.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.