Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma patologia rara em mulheres jovens, sendo que a maior parte dos casos ocorre em pacientes acima dos 50 anos de idade. Porém, existem diversos fatores de risco que aumentam a possibilidade de uma mulher desenvolver essa doença ainda na juventude, sendo que nessa faixa etária Ressonância Magnética (RM) das mamas é um dos exames mais indicados para avaliar o tecido mamário.

O que é Ressonância Magnética das mamas?

A Ressonância Magnética das mamas é um exame que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas, sendo especialmente útil na avaliação de tecidos mais densos – como é o caso das mamas jovens. Assim, diferente da mamografia, que utiliza raios-X, a ressonância magnética não envolve radiação ionizante, garantindo maior segurança e conforto à paciente.

Indicações para mulheres jovens

Embora seja um exame excelente para avaliação do tecido mamário de mulheres jovens, a ressonância magnética não é amplamente utilizada como método universal de rastreio. Isso porque em pacientes mais idosas a mamografia tem melhor sensibilidade para identificar lesões, além de ser um exame muito mais rápido e acessível à população.

Portanto, a Ressonância Magnética das mamas é indicada para casos específicos, em que uma investigação complementar se faz necessária ou no caso de mulheres jovens que têm indicação de iniciar o rastreio para o câncer de mama antes dos 40 anos, que são:

  • História familiar de câncer de mama ou de câncer de ovário;
  • Mulheres com mutação genética conhecida, como BRCA1 e BRCA2;
  • Achados inconclusivos na mamografia ou ultrassonografia;
  • Avaliação de recidiva tumoral;
  • Estadiamento e planejamento cirúrgico;
  • História pessoal de irradiação torácica;
  • Diagnóstico prévio de condições mamárias que necessitam de monitoramento regular;
  • Achados pré-malignos em biópsia percutânea.

Benefícios da Ressonância Magnética das mamas para mulheres jovens

Detecção precoce de câncer de mama em mulheres com alto risco

A Ressonância Magnética das mamas permite detectar precocemente o câncer de mama em mulheres com alto risco de desenvolver a doença, principalmente as jovens com as indicações citadas anteriormente. Isso porque nesse grupo específico de pacientes, a sensibilidade (possibilidade de o teste ser positivo em mulheres com lesão na mama) da mamografia é de até 40%, enquanto a sensibilidade da RM varia de 71 a 100%.

Identificação de lesões não detectadas em mamografias

Dado que em mulheres com tecido mamário denso (como pacientes abaixo dos 40 anos) a lesão pode ser confundida com tecido sadio na mamografia, a Ressonância Magnética das mamas permite identificar lesões que poderiam não ser detectadas na mamografia e encaminhar a paciente para uma biópsia. 

Acompanhamento de condições pré-existentes, como fibroadenomas

Mulheres com histórico de fibroadenomas ou outras condições mamárias benignas podem se beneficiar do acompanhamento regular por meio da ressonância magnética, que permite avaliar mudanças nas lesões ao longo do tempo, tanto com relação ao tamanho quanto ao aspecto.

Redução do estresse e da ansiedade relacionados à incerteza sobre a saúde mamária

A Ressonância Magnética das mamas permite que mulheres que já conviveram com o estresse do câncer de mama em familiares ou que tenham fatores de risco aumentados para essa doença encontrem tranquilidade e segurança. Ou seja, a escolha correta do exame de imagem para cada paciente deve ser feita de acordo com as características individuais da mulher, considerando sua idade, fatores de risco, grau de suspeição para malignidade e outros.

Só assim, com as indicações adequadas, educação em saúde e acompanhamento médico regular, é que será possível frear as mortes por câncer de mama, principal causa de óbito por câncer na população feminina brasileira.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.