O mês de novembro é mundialmente reconhecido pela campanha “Novembro Azul”, uma ação que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional do Câncer corresponde a 29,2% dos tumores malignos. Nesse contexto, a Ressonância Multiparamétrica da Próstata surge como uma ferramenta poderosa na avaliação da saúde masculina, sendo uma opção não invasiva para o diagnóstico e estadiamento da doença, o que garante muito mais conforto ao paciente do que o ultrassom transretal.

O que é a ressonância multiparamétrica da próstata?

A Ressonância Multiparamétrica da Próstata é um exame de imagem que desempenha um papel fundamental na identificação e avaliação de possíveis alterações na próstata, em especial para o diagnóstico do câncer de próstata, uma doença que acomete cerca de 66 mil novas pessoas a cada ano. Através desse exame é possível capturar imagens de alta qualidade que permitem que os médicos avaliem a presença de lesões ou anomalias, como tumores, inflamações e hiperplasia benigna da próstata (aumento não canceroso da glândula).

Além disso, tal como o próprio nome diz, esse tipo de ressonância magnética traz como uma de suas grandes vantagens a possibilidade de avaliar diversos parâmetros da próstata que colaboram para um diagnóstico mais preciso, tais como:

  • Tamanho da glândula;
  • Densidade;
  • Formato;
  • Vascularização;
  • Classificação em Pi-rads;
  • Relações com outras estruturas anatômicas.

Para fazer esse exame é preciso administrar um contraste intravenoso que ajudará na formação das imagens, permitindo que o médico identifique em mais detalhes as estruturas e sua vascularização. Na sequência, o paciente deve permanecer por pelo menos 30 minutos deitado na maca dentro de uma estrutura tubular que fará a captação seriada de imagens. Vale destacar que a Ressonância Multiparamétrica da Próstata é uma técnica livre de radiação e que não representa nenhum risco à saúde do paciente, mas que é contraindicada para pessoas com acessórios ou próteses metálicas.

Vantagens da ressonância multiparamétrica em relação ao ultrassom transretal

Diferentemente do ultrassom transretal, que requer a inserção de uma sonda no reto, a ressonância multiparamétrica é um exame não invasivo que fornece informações bastante detalhadas sobre a próstata e estruturas circundantes. Ou seja, a principal vantagem da Ressonância Multiparamétrica da Próstata é o fato de não ser invasivo, o que torna o exame mais confortável e amplamente aceitável entre os pacientes, contribuindo para aumentar a adesão aos exames preventivos.

Além disso, a ressonância multiparamétrica oferece imagens de alta resolução, o que permite uma melhor caracterização das lesões na próstata, e por não ser uma avaliação operador-dependente, as mesmas imagens podem ser avaliadas em detalhes por diferentes médicos.

Detecção precoce do câncer de próstata

A detecção precoce do câncer de próstata é um dos pilares da campanha “Novembro Azul”, visto que um diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido e de melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, a ressonância multiparamétrica desempenha um papel crucial, principalmente porque é um exame que gera imagens de altíssima qualidade e que tem maior aceitação por parte dos próprios pacientes.

Assim, tendo em mãos imagens de boa resolução e detalhamento, torna-se mais fácil realizar biópsias direcionadas para obter o diagnóstico definitivo de câncer de próstata, único exame que permite confirmar com 100% de certeza que as células tumorais são, de fato, cancerígenas. Além disso, a Ressonância Multiparamétrica da Próstata permite detectar lesões próximas à glândula, que podem indicar aderências, infiltrações ou até mesmo metástases.

Assim, com o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o médico responsável pelo acompanhamento do paciente pode escolher o melhor tipo de tratamento, aumentando suas chances de cura.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.