Você sabe qual é a diferença entre Ultrassom de Mamas e Mamografia no rastreamento do câncer?

Embora a mamografia seja o exame oficial para o rastreamento da doença, algumas pacientes podem precisar complementar a investigação com o ultrassom. Então vamos entender melhor as diferenças entre esses exames e quando eles devem ser feitos.

Mamografia

A mamografia é um exame simples de Raios-X, eleito o método oficial para o rastreamento do câncer de mama no Brasil por ser uma técnica altamente eficaz na detecção de pequenos tumores (até mesmo dos não palpáveis) e cujos estudos relacionam, inclusive, com redução de mortalidade.

Ela deve ser feita anualmente em todas as mulheres a partir dos 40 anos ou mais cedo, dependendo dos fatores de risco individuais.

Ultrassom de Mamas

O ultrassom é um exame que na maior parte das vezes é complementar à mamografia, principalmente em pacientes jovens, cujas mamas densas costumam gerar dúvidas no laudo do exame, ou quando a mamografia sugere alterações inespecíficas. Nessas situações, é possível diferenciar com mais clareza se os nódulos encontrados têm características de benignidade ou malignidade para definir se uma biópsia se faz necessária.

Portanto, se você tem mais de 40 anos ou tem história de câncer de mama na família, converse com seu ginecologista e faça o rastreio por meio do ultrassom de mamas e mamografia.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro.

Publicamos conteúdos sobre a saúde feminina com atenção especial aos exames mamários e a importância do diagnóstico precoce.

Ao preencher este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.